O Encontro de Casais com Cristo (ECC), da Paróquia São Miguel Arcanjo, teve seu início no ano de 2004. Desde o mandato do Padre Cornélio, já existia o desejo de se fazer a implantação do ECC em nossa paróquia.

Alguns casais já haviam feito o encontro em outras paróquias, tendo gostado muito. Começaram a relatar o quanto havia sido bom o encontro, tanto para o convívio familiar, quanto para o convívio na própria Igreja. E foi nesta ocasião que o Casal Sr. Antônio (Pio) e D. Tereza, os quais haviam feito o encontro em outra paróquia, resolveram trazer esta experiência para a São Miguel.

A implantação do encontro em uma paróquia é um processo demorado, naquele momento, autorizado pelo então pároco, padre Cornélio, que, durante este período, veio a falecer e, com isso, a implantação não foi efetivada. A ideia ressurgiu anos depois, quando padre Jorge assumiu como pároco da São Miguel.

Assim, no ano de 2004, foi realizado o primeiro Encontro de Casais com Cristo em nossa paróquia. Recebemos o apoio e o apadrinhamento da paróquia São Francisco de Assis, do bairro Morada Nova, onde a maioria dos casais que trabalharam no encontro da São Miguel, se originou. Assim que nossa paróquia se estruturou, pudemos realizar nossos encontros anuais, sendo que as equipes de trabalho, em sua maioria, faziam parte de nossa comunidade.

Nosso primeiro encontro na paróquia contou com a participação de 12 casais, já o segundo contou com a participação de 27 casais e, nos anos seguintes, tivemos uma média de 15 casais participantes.

Reuniões: Quando necessário.

Coordenadora: Cláudio

Quando padre Jorge saiu da nossa paróquia, os encontros tiveram um enfraquecimento, uma vez que nem todos os padres se empenham para que os encontros anuais aconteçam. Assim, o movimento ECC foi se desfazendo aos poucos, chegando a sofrer uma paralisação. Felizmente, no final do ano de
2019, o movimento foi retomado, com o apoio incondicional do nosso pároco padre Ivanildo, juntamente com uma nova equipe dirigente, que está disposta a reerguer este bonito trabalho em nossa paróquia.

Costumamos dizer que tudo aquilo que serve para edificar a relação entre os casais e suas famílias deve ser usufruído por muitos outros casais. O ECC é um serviço-escola de casais para casais, a fim de levar a evangelização às famílias, principalmente àquelas mais distanciadas da Igreja, através dos
testemunhos e ações dentro da comunidade. A maior importância deste movimento está fundamentada na ajuda mútua: Através dos testemunhos e relatos de outros casais que vivenciam o ECC, os casais que participam dos encontros estão a todo o momento recebendo estímulos, para que possam ter uma convivência melhor, não só entre si, como também dentro de suas famílias e de sua comunidade. Isso desperta o desejo dos casais em se engajarem nas várias pastorais e movimentos presentes na comunidade.

Pedimos a todos os casais que já fizeram o ECC, que entrem em contato conosco, para que, juntos, possamos fortalecer e expandir este bonito e importante movimento, buscando realizarmos os propósitos concretos que ele propõe: “Famílias evangelizadas tornam-se evangelizadoras de outras famílias pelo testemunho e pela ação”(João Paulo II)

Toda segunda quinta-feira de cada mês acontece um grande encontro de casais, intitulado “encontrão”, que conta com a participação de casais que já vivenciaram ou que têm o interesse em vivenciar o encontro. Nesse encontrão, acontecem momentos de espiritualidade e aprendizado para os casais, com atividades e palestras que visam unicamente o enriquecimento das relações afetivas dentro das famílias. Estes encontros acontecem no salão paroquial com início às 20h.