FIRMEZA NA SUA VOCAÇÃO

Padre Ivanildo Teixeira Vieira | Agosto 2019

Povo amado de Deus,

Como Jesus orou também devemos orar “Eu te louvo ó Pai Senhor do céu do da terra” ... sim em todos os momentos de nossa vida devemos render graças ao Pai por existirmos, por locomovermos e sermos. Neste mês de agosto, chamado mês vocacional somos convidados a refletir sobre nossa vocação.

 

Vocação significa chamado, o primeiro chamado que Deus nos faz é pra viver. Assim a primeira vocação de todos nós é à VIDA. Trata-se, portanto, de um momento especial para refletirmos como estamos vivendo. Nossa vida deve ser uma constante ação de graças a Deus. E viver agradecendo a Deus passa pelo nosso esforço à fidelidade, é buscar fazer sempre a vontade de Deus.

 

Durante a nossa vida, outros desdobramentos vocacionais vão surgindo e assim temos oportunidades de fazer nossas escolhas. Escolhemos nossa profissão, dependendo da escolha, um curso para especializamos na profissão escolhida. No entanto, só podemos falar que a profissão escolhida é uma vocação, se o eixo condutor for ela mesma e não outras ramificações que surgem a partir dela, ou seja, ao escolher a profissão o eixo condutor não deve ser o status, o dinheiro e as condições de vida que ela me dá,, mas sim o meu agir dentro dela, e aí perguntas a partir da mesma devem ser feitas tais como: Me sinto bem fazendo o que eu faço?

 

Quais os retornos que ela me oferece? Sou feliz nesta profissão? Quando a gente sente bem no que faz e não faz somente pelos ganhos materiais, a gente coloca paixão, se doa e faz sempre bem feito. Ao atingirmos este nível então podemos chamá-la vocação. Outra escolha que fazemos é com relação ao estado de vida, e vamos casar, ser pai ou mãe de família, ficar solteiro ou optar por uma vida mais radical, a vida religiosa. Tais escolhas é que chamamos de vocação. Entretanto, também elas devem passar pelo mesmo critério. Que é o da motivação, da paixão, da doação. E qualquer escolha que fazemos há ganhos materiais e espirituais. A decisão é sua!

 

O Senhor que nos comunicou o eu Espírito, vos dê luz, sabedoria a fim de escolher o que é melhor e exercer com firmeza a sua vocação.