Palavra semeada no meio do Povo

Padre Ivanildo Teixeira Vieira | Setembro 2019

Querido Povo de Deus,

"A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo que cresceu, cresceu e se transformou ensinando-nos a viver um mundo novo."

Neste mês de setembro definido pela nossa Igreja como o mês da Bíblia, achego até você para refletir sobre a Sagrada Escritura. A Bíblia conta a história da experiência de fé de um povo que tem Deus como seu Senhor, portanto não está livre de distorções. Toda ação   humana é limitada, muito limitada. Assim, embora trate de escritos baseados na experiência de fé e por isto cremos ser de inspiração divina não podemos deixar de considerar as nossas limitações humanas e culturais. Tendo claro isto podemos dizer que, a Bíblia é um livro sagrado sim, porém não passível de questionamentos. Até porque são   estes questionamentos que vão nos fazer crescer na fé e sair de uma fé ingênua-infantil e passar para uma fé adulta e madura. Por meio de alguns questionamentos nós vamos perceber que a imagem de Deus vai mudando na compreensão do povo da Bíblia ao longo do tempo.

De um Deus que castiga, é juiz e vingativo se chega à conclusão que Deus é amor. Definição esta trazida por seu Filho Jesus. O Jesus Nazareno inserido na história como Projeto Divino e com a colaboração humana. Assim o sim de Maria com a concordância de José representa para todos nós e nos diz que Deus conta sempre conosco, para realização de seu projeto. É Jesus que revela de forma bem clara e inquestionável a pura verdade, Deus é Amor. E porque Deus é amor Ele sempre esteve, está e estará ao nosso lado. Ele não nos abandona nunca.  Nos ama, nos acolhe e nos perdoa.

 

Tal verdade, nós encontramos na Sagrada Escritura e, portanto, deve ser a base da nossa fé. Vamos aproveitar este tempo de graça e neste mês de setembro fazer um propósito de não deixar passar um dia sem ter contato com a Palavra de Deus. Bons momentos de orações para vocês.