Um olhar para trás!

Padre Ivanildo Teixeira Vieira | Dezembro 2019

Querido Povo de Deus,

É chegado o mês de Dezembro... Somos chamados a agradecer a Deus por mais um ano vivido. Também, devemos, congregados na fé e à luz da Palavra de Deus, fazer um questionamento profundo, a fim de avaliar a nossa caminhada de fé. Avaliar para melhorar cada vez mais. Mas, o que é uma avaliação?

Avaliar é refletir sobre a ação praticada.

Hoje, as pessoas não querem pensar sobre o que sentem ou fazem. Se deu certo, muito bem! Se não deu, a gente parte para outra, sem ao menos parar para pensar porque não deu certo.

Tendo em vista que, durante o ano, a gente repete muitas ações, se não avaliarmos para saber onde melhor acertamos ou onde erramos, correremos o risco de repetir os mesmos erros e não sair do lugar. Acertando ou errando, devemos avaliar. Sempre temos possibilidade de melhorar mais!

Melhoramos, quando corrigimos os nossos erros. Para isso, o que se faz necessário, ao avaliar, é trabalhar as causas, e não as consequências. Por exemplo, uma pessoa se depara com uma água na sua cozinha, pega um pano e enxuga. O que ela fez? Trabalhou a consequência. Acontece que a cozinha voltou a molhar e ela vai enxugar o local novamente e isso acontece várias vezes e, sempre que molhar, ela vai enxugar. Se ela continuar com a mesma ação, ficará sempre atacando as consequências. No entanto, se na primeira vez que a água aparecesse na cozinha, ela procurasse saber de onde estava vindo a água, descobriria a causa e resolveria o problema. Dessa forma,  iria enxugar somente uma vez a cozinha. Isso é trabalhar a causa, e não a consequência.

        Portanto, faça uma sincera e séria avaliação da sua fé. E perceba onde precisa melhorar. Faça o seu projeto para o ano que se inicia e, assim, você vai crescendo cada vez mais.

    Com muito carinho lhe desejo um Santo Natal e um Ano Novo repleto de realizações.