Batizados e enviados

Padre Ivanildo Teixeira Vieira | Outubro 2019

Querido povo de Deus,

 

Nos utilizamos deste instrumento simples é de grande importância para nossa caminhada de fé. Outubro é considerado o Mês da s Missões. Não apenas isso: especialmente neste ano o Papa Francisco o proclamou Mês Missionário Extraordinário, com o tema “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo, em missão no mundo”. O objetivo é dizer a cada cristão que por ser batizado é um missionário.

A comunidade também é convidada a dar um novo impulso de transformação missionária da vida e do trabalho pastoral. O Papa quer ”colocar a missão de Jesus no coração da Igreja.“ Neste sentido o Mês Missionário deve marcar em todos os fieis o desejo de anunciar verdadeiramente o Evangelho e buscar a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras, além de aumentar o amor pela missão, que deve ser uma paixão por Jesus e o povo.

Nossa Igreja precisa ser ágil e desprendida em permanente missão,” em saída”. Como Jesus ensinou os seus discípulos a radicalidade da missão hoje se faz urgente que resgatemos essa radicalidade, não vou descrevê-la quem se interessar leia Lc10. Essa radicalidade nos faz pensar e confiar mais na força da Palavra do que nos meios utilizados na evangelização.

É importante salientar que nem todos conseguem dar uma resposta à altura do que Jesus pede. Isto não deve ser motivo para desanimar. Ser missionário é sobretudo anunciar Jesus fazendo o bem com ações concretas.

Todos somos chamados a ser discípulos missionários. Uma outra forma de ser missionário é rezando pelas missões. Lembremos Santa Terezinha de Liseux não saia do Mosteiro, e, no Mosteiro não deixava de rezar pelas missões: “enviai Senhor operários para vossa messe, pois a messe é grande e poucos são os operários “Lc10. No entanto é considerada a padroeira das missões. A Forania São João Bosco realizou seu trabalho de missões no dia 05 de outubro, rezemos pelo êxito deste trabalho. Nossa paróquia realizou este trabalho no dia 07 de setembro foi um momento de muita alegria e riqueza para a nossa caminhada evangelizadora. As pessoas que participaram fizeram uma importante e rica experiência do mandato de Jesus, como sempre quem não foi perdeu.

Roguemos ao Senhor da messe que nos dê disposição entusiasmo e coração aberto para responder positivamente ao mandato de Jesus: “Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho a toda criatura”,